A Mostra Competitiva


A Mostra Sururu de Cinema Alagoano tem o prazer de divulgar os 22 filmes que irão competir na 4ª edição de um dos eventos mais esperados pelos realizadores audiovisuais do Estado. Foram 49 filmes inscritos para mostra esse ano, um recorde. A comissão de seleção da Mostra Sururu 2013 foi composta pelos membros do Cineclube Projeção. Então, sem mais demora, vamos aos selecionados:


A Lapinha da Dudé 
Walcler Mendes Junior

Maria José Ferreira, Dona Dudé, é mestra de folguedos e carrega de memória um auto popular natalino conhecido como Lapinha. Trata-se de uma manifestação cultural em vias de extinção em Alagoas.Este filme apresenta as estratégias de resistência dos brincantes frente a indiferença e o silêncio de poderes públicos e privados.




Bendita 
Antonio Castro

Baseado em fatos reais, conta a historia de duas irmãs que moram no sertão do estado de Alagoas e decidem deixar tudo para trás e construir do zero um novo futuro na cidade grande.



Brêda 
Trinny Alarcon

O filme apresenta o Edifício Brêda, erguido há mais de 50 anos, é um dos prédios mais altos e antigos do Centro de Maceió. Ao longo do tempo foi desvalorizado e até mesmo esquecido pela população. Mas ainda sim possui suas nuances e particularidades, que nem mesmo o tempo foi capaz de apagar.



Criatura 
Nivaldo Vasconcelos

As amarras invisíveis se derretem e a mulher está pronta para a metamorfose.



Diários
dir: Coletiva

A experiência dos alunos no Ateliê SESC de Cinema vira filme e metalinguagem. Seus testemunhos de sonhos e desafios estão diante do primeiro contato com o 'fazer' da linguagem audiovisual. Seus desejos e ideais particulares estão diante do conflito da própria adolescência.




Flamor 
Leandro Alves

Aos 16 anos, Luzia deixa a vida rural e vai trabalhar como doméstica na cidade. A liberdade e a solidão de um domingo lhe apresentam sensações que até então ela nunca havia experimentado.




Hoje Não
Wagner Sampaio

O sofrimento de uma pessoa infeliz com a vida que, ao se deparar com uma situação, repensa se realmente a resposta dos seus problemas era desistir de viver.



Lixo 
Paulo Silver

Dois homens vivem em universos distintos dentro da mesma cidade. Um jovem de classe media alta procura confirmar seu status desperdiçando produtos de luxo, enquanto isso um catador transforma este lixo em seu sustento.



Maré Viva 
Alice Jardim e Lis Paim

Não há em mim a cidade onde tantos homens nadam. Só maré enquanto a persigo.



Matador 
Wladymir Lima

Ele tem um serviço para terminar; ela, um encontro marcado.



Menina
Amanda Duarte e Maysa Santos


Nos corredores de uma faculdade, uma faxineira segue rumo aos seus afazeres cotidianos. Invisível aos olhos de professores e alunos, a mulher encontra nos cestos de lixo realidades menos solitárias do que a sua.



Miss
Alice Jardim e Lis Paim

Em Alagoas, uma passeata de uma pessoa só atravessa uma mesa e o imaginário das pessoas.



Missi 
Lays Lins Calisto

Missi é um filme etnográfico sobre uma mulher que atravessa momentos de ausência de seu companheiro pescador, ao ritmo das marés e as fases da lua. A partir da narrativa da personagem vão se tecendo diálogos com o espaço habitado por ela. O mar e os moradores que entram em cena vão nos guiar nos (des)acontecimentos do lugar.



Mwany 
Nivaldo Vasconcelos

Todo coração é uma nação. Mwany (lê-se Muani) é um retrato poético de uma mulher e seu país em uma terra estrangeira.



Os Ratos não Descansavam 
Michel Rios

"Os ratos é que me roíam a paciência. Corrote, corrote — era como se roessem qualquer coisa dentro de mim." Angústia, de Graciliano Ramos.



Salão dos Artistas 
Dir: coletiva

Ponto de encontro de artistas, na barbearia de Seu Cecílio se faz muito mais que cabelo e ou barba.


Sol Encarnado 
Pedro da Rocha

Influenciado pelas coisas que ouve no rádio, Rapaz do interior inicia uma jornada em busca de um futuro e um destino melhores na cidade grande. Mas o rapaz não ouviu no rádio que a cidade não é o paraíso, aqueles são tempos difíceis para os que sonham e nem todos são donos do próprio destino.



Filmes contemplados pelo Edital Audiovisual 2013 Prêmio Guilherme Rogato:



Futebol na Terra da Rasteira
Thales Gomes

“Futebol na terra da Rasteira” é um documentário que busca construir um panorama da centenária rivalidade entre CRB e CSA através do resgate da trajetória de ex-jogadores e profissionais do futebol que marcaram a história dos clubes e do futebol maceioense.



Jorge Cooper
Victor Guerra



Ontem à Noite 
Henrique Oliveira

O curta-metragem ficcional, “Ontem à noite”, narra a história de dois personagens que aparentemente ocupam espaços e posições contrapostas, mas que se tocam pelo viés do desejo. Sujeitos contemporâneos que escapam da vida planejada, Felipe e Vivian extraviam-se, põem-se à deriva e tem sua condição de vítima evidenciada por uma fatalidade.



O Vulto
Wladymir Lima

Dira apela a um feitiço para livrar Binho de uma morte anunciada.




Rua das Árvores
Alice Jardim

A família, a casa e a rua. De memória uma cidade cheia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário