segunda-feira, 22 de junho de 2009

Carta que era pra ser lida no lançamento do DOC TV/AL - Mas não foi lido por problemas de comunicaçã0

A associação brasileira dos documentaristas e curta-metragistas de alagoas, a ABD&C/AL, aproveita o momento de visibilidade do audiovisual alagoano para enfatizar que o doc tv é o único edital voltado para o audiovisual em alagoas. Mérito da secretaria do audiovisual, ministério da cultura e tv cultura, numa iniciativa federal.
Num estado onde se possui um dos piores índices em educação, mortalidade infantil, e índices de homicídios, possui também um descaso total no que se refere a produção do audiovisual. Alagoas é um dos únicos estados da federação que não possui um edital regional voltado para essa área. Pode não parecer prioridade, num estado tão carente de tudo, mas nos últimos anos as raras produções audiovisuais alagoanas, representaram o estado em diversas mostras e festivais no brasil e até no exterior. Não serve de propaganda, mas serve para representar traços da nossa identidade, da nossa regionalidade e mostrar que apesar das maselas que a imprensa nacional destaca do nosso estado, também temos consciência crítica e estética. E é isso que estamos reivindicando. Não queremos usar a abd para fazer política, porque essa não é a nossa vocação, queremos o direito de expressar nossas idéias, queremos que a verba pública, que é a participação dos nossos impostos, de cada um de nós, seja direcionada para a saúde, para a educação, para a segurança, mas também para arte e para cultura. Porque não só de pão vive o homem. E é isso que reivindicamos aqui. Porque o estado não é uma gestão de cima pra baixo, o estado não é algo exterior a nós. O estado somos nós.
Em defesa da carteira regional do doc tv, da lei de incentivo da cultura, de editais regionais para curta, média e longa metragem em alagoas.
Obrigado.

Um comentário:

  1. Esse texto ficou ótimo. E ao poder finalmente vislumbrá-lo, digo que ele precisa ser lido e repassado aos quatro cantos.

    ResponderExcluir