sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Cine SESI e Tela Tudo lançam Curta em Cartaz

A iniciativa irá contribuir para a difusão do cinema de curta-metragem e para a sustentabilidade cineclubista


Curta-metragem com dia e hora marcada, como qualquer outro filme na programação do cinema. Essa é a proposta do CURTA EM CARTAZ, mais uma parceria firmada entre o Cine SESI Pajuçara e o Tela Tudo Clube de Cinema a partir deste mês de outubro. A ação tem como objetivo difundir e formar platéias para o cinema de curta-metragem brasileiro, além de contribuir para a sustentabilidade do cineclube alagoano.

Com a curadoria do Tela, um curta brasileiro de até 15 minutos terá exibição diária atrelada a um longa específico em cartaz na sala do Cine SESI, provocando um diálogo entre os dois filmes sempre que possível. Em contrapartida, será doada ao cineclube 25% da bilheteria líquida da sessão (após os descontos de ISS e taxa da Rain ou transporte de película). A ação irá ajudar na realização das sessões gratuitas de cinema que o cineclube promove de forma independente durante todo o ano em Alagoas.

“A porcentagem da bilheteria funcionará como uma taxa de manutenção, permitindo a continuidade de nossas ações. Esperamos que os curta-metragistas sejam nossos parceiros nessa empreitada e que o cineclube possa se manter trabalhando pela democratização do cinema e pelos Direitos do Público”, afirma Lis Paim, uma das integrantes do Tela Tudo.

Além do CURTA EM CARTAZ, a parceria entre Tela Tudo e Cine SESI tem rendido bons frutos para o público alagoano e realizadores de cinema. O cineclube já realiza sessões gratuitas no cinema todo último sábado do mês desde março deste ano, sempre alternando clássicos e contemporâneos em sua programação. Ainda neste mês de outubro, o Tela será um dos coordenadores do Dia Internacional da Animação, também com o apoio do SESI, e do Circuito Pro Dia Nascer Feliz, iniciativa que incluirá quase 40 cineclubes alagoanos e dois de Sergipe na programação anual da Cine Brasil – IV Mostra SESI/UFAL de Cinema Brasileiro. As sessões cineclubistas serão simultâneas e acontecerão em todas as regiões do estado.

“A parceria Tela Tudo e Cine SESI nasceu do diálogo que sempre ocorreu entre os diversos setores do audiovisual alagoano, com intuito tanto de promover a produção local e nacional, quanto de formar platéias. Acredito que estamos alcançando estes objetivos e com certeza novos projetos e idéias surgirão, oferecendo ao público sempre uma opção de qualidade”, garante Marcos Sampaio, coordenador do cinema do SESI.

/ O PRIMEIRO CURTA EM CARTAZ

Para inaugurar a parceria, um curta alagoano entrará em cartaz a partir desta terça-feira, 12 de outubro, Dia das Crianças. Um Vestido para Lia, de Hermano Figueiredo e Regina Barbosa, será exibido antes do longa-metragem francês O Pequeno Nicolau. O filme foi rodado no final de 2009 em Alagoas através do Edital Curta Criança do Ministério da Cultura e foi exibido para o público local somente no seu lançamento, em março de 2010. O curta também representou a produção alagoana na VI Mostra Produção Independente, organizada pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Espírito Santo.
Foto-frame:. A estreante Fabrícia Avelino, descoberta
em testes de elenco no povoado Sítio Morro, Massagueira

Sobre o filme - Filmado na Massagüeira, em Marechal Deodoro, Um Vestido para Lia lança um olhar sobre a cultura popular alagoana através dos folguedos e do cotidiano lagunar. Conta com um elenco de atores locais de primeira linha, como Diva Gonçalves, Ane Oliva, Bete Miranda e Naeliton Santos, além da estréia de Fabrícia Avelino e a participação especial do Mestre Benon e Guerreiro Treme Terra.



UM VESTIDO PARA LIA
Sinopse: Dia da festa da Padroeira, Lia é filha de costureira e insiste para ter um vestido novo.
Gênero: Ficção
Duração: 14 minutos
Direção: Hermano Figueiredo e Regina Barbosa
Elenco: Fabrícia Avelino, Diva Gonçalves, Ane Oliva, Bete Miranda, Naeliton Santos e participação especial do mestre Benon e o Guerreiro Treme Terra
Ano de produção: 2009
Ano de lançamento: 2010
Cor: colorido
País: Brasil
Local de produção: Alagoas

Fonte: Tela Tudo Clube de Cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário