quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Secretaria da Cultura lança 2º edital de Incentivo à Produção Audiovisual

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lançou nesta terça-feira (20), no Memorial à República, o 2º edital para o Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas.  Por intermédio do Núcleo de Produção Digital do Estado, o edital vai realizar um concurso para selecionar curtas metragens com a finalidade de estimular a produção audiovisual em Alagoas.
Durante a solenidade de lançamento, o secretário de Estado adjunto da Cultura, Alvaro Otacilio, destacou a parceria da Secult nos eventos mais significativos do audiovisual em Alagoas, como a Mostra Sururu e os Festivais de Cinema Universitário e do Sesi. Ele disse ainda que, neste segundo edital, cada projeto vencedor vai receber R$ 20 mil.
Cinco projetos serão selecionados e, para esta edição, o prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual recebeu o total de R$ 100 mil, originários do orçamento do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC) para serem aplicados de acordo com os projetos apresentados. 
Esses projetos contemplarão filme de ficção, que deve conter roteiro cinematográfico não decupado, em tratamento adiantado, com divisão de cenas, diálogos e textos de narração completos; filme documentário que apresente pré-roteiro com previsão de estrutura, esboço de textos e lista de possíveis depoimentos; e filme de animação com storyboard e previsão de traço e enquadramentos, acompanhados de diálogos e textos completos.
A equipe que realizará o projeto deverá ser composta por, no mínimo, diretor, roteirista, diretor de fotografia, produtor executivo e mais duas funções, dentre as seguintes: diretor de produção, assistente de direção, montador ou diretor de arte.
Os curtas-metragens serão avaliados de acordo com a qualidade do roteiro, profissionalização da equipe básica, valorização da cultura alagoana, ineditismo da proposta, portfólio do proponente, consistência e viabilidade do orçamento físico-financeiro.
O cineasta Hermano Figueiredo destacou a parceria da Secult no incentivo ao audiovisual. “A Secretaria é uma instituição democrática e parceira do audiovisual. Por ser uma iniciativa recente, o valor do incentivo ainda não é o ideal, mas com certeza vamos conseguir aumentar a atenção e a cena do audiovisual em Alagoas no futuro”, disse.
Inscrições
As inscrições dos projetos podem ser feitas até o dia 15 de março de 2012. Os interessados em se inscrever deverão preencher formulário padrão, disponível no site www.cultura.al.gov.br e enviar por meio dos correios, por A.R. ou Sedex, endereçado à Secretaria de Estado da Cultura – Secult, situada na Praça Marechal Floriano Peixoto, 517, Centro, Maceió/AL, CEP. 57020-090.
Os materiais também podem ser entregues diretamente no Setor de Protocolo da Secult, no período de 20 de dezembro de 2011 a 15 de março de 2012, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário