segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Mostra Sururu comemora três anos e amplia sua premiação



Era 15 de outubro de 2009 quando teve início a primeira edição, exclusivamente dedicado as produções locais, com exibição de mais de 30 filmes. Em caráter competitivo a partir de sua segunda edição em 2011 (ela não foi realizada em 2010). AA Mostra Sururu de Cinema Alagoano comemora seu terceiro aniversário em 2012 e reúne 16 obras que atestam a criatividade e ousadia dos realizadores em atividade, sejam eles veteranos, iniciantes ou mesmo estreantes.

PRÊMIOS E NOVIDADES

Se em seu primeiro ano o evento teve que recorrer às produções do passado para montar sua programação, a oferta de filmes das últimas safras possibilitou elaborar uma competição de curtas-metragens realizados entre novembro de 2011 e setembro de 2012, a maioria deles ainda inéditos. Com patrocínio da Algás, da Secretaria de Estado da Cultura e da Usina Coruripe, este ano a mostra ampliou sua carteira de prêmios. Agora os filmes de ficção e documentário concorrem em suas respectivas categorias ao prêmio Algás, no valor de R$ 3.000,00.
As categorias técnicas de melhor direção, melhor roteiro, melhor ator, melhor atriz, melhor direção de fotografia e melhor montagem contarão com o prêmio de R$ 1.000,00, além de novo troféu Sururu, criado pelo do estúdio Maia Piatti. Recém-criadas, as categorias de melhor som, melhor direção de arte e melhor trilha sonora receberão apenas o troféu Sururu, concorrendo a prêmios em dinheiro a partir da próxima edição do evento.
Como tem acontecido desde sua criação, a Mostra Sururu acontecerá novamente no Cine Sesi, espaço que virou uma espécie de casa do cinema alagoano em Maceió. A competição será realizada nos dias 25, 26 e 27 de outubro, sempre no horário das 20h30, com entrada franca. Após cada sessão, os realizadores subirão ao palco para discutir seus trabalhos com a plateia. Os filmes exibidos serão avaliados pela comissão julgadora formada pelo cineasta pernambucano Camilo Cavalcante, o diretor de fotografia e presidente da ABD&C nacional Jaime Lerner, o produtor carioca e vice-presidente do Fórum dos Festivais Antonio Leal , e pelo Assessor Técnico em Cinema do Departamento Nacional do SESC, Marco Aurélio Lopes Fialho.

RESGATE

No domingo 28, serão conhecidos os vencedores das 11 categorias. Porém, antes da grande festa, está programado um momento dedicado à memória do nosso audiovisual. Na noite da premiação será exibido o longa-metragem alagoano A Volta pela Estrada da Violência, produção que mobilizou a população do município de Santana do Ipanema, no ano de 1970, e ganhou lançamento no circuito comercial nacional, inclusive vencendo prêmios nacionais. Desgastado pelo tempo, o filme rodado originalmente em 35mm foi resgatado recentemente pelo cineasta Pedro da Rocha, e passou por um processo de telecine digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário